Certamente nenhum empresário estava bem preparado para enfrentar uma crise tão profunda como a iniciada em março de 2020, por conta da Covid-19, e que perdura até o momento, não dando sinais de término. Em função disso, muitas empresas quebraram ou estão prestes a saírem do mercado em um futuro próximo se não conseguirem “virar o jogo”.
Certas dicas para enfrentar a atual crise podem parecer muito óbvias e simplistas, mas se algumas delas forem adotadas podem contribuir para evitar uma crise de liquidez e, quem sabe, salvar ou dar uma sobrevida ao seu negócio.
A primeira dica é construir uma reserva de emergência suficiente para que seu negócio sobreviva por pelo menos três meses. Lembre-se de que uma empresa só quebra por falta de liquidez para pagar suas obrigações. O ideal é que esta reserva seja composta basicamente por recursos financeiros líquidos. Se não for possível, também pode ser composta por um bem a ser vendido. Além disto, é muito importante que se construa um bom relacionamento com pelo menos três instituições financeiras, FIDCs, factorings, fintecs, entre outras, para captar recursos para financiar as necessidades de caixa quando necessário. A importância de manter relacionamento com, no mínimo, três instituições financeiras deve-se ao fato de que uma delas pode ter restrições em relação à sua situação financeira.
É fundamental fazer e manter um plano financeiro atualizado para sua empresa, composto de projeções para pelo menos três cenários: otimista, esperado e pessimista. É necessário também fazer todos os ajustes nas receitas, custos e despesas para que sua empresa sobreviva no cenário pessimista. Acompanhe diariamente o fluxo de caixa e crie métricas e indicadores financeiros que facilitem a análise do desempenho de sua empresa. Compare-os com os anos anteriores e com outras empresas do setor que atuem no mesmo mercado e que tenham porte parecido em termos de receitas e ativos para verificar se você está no caminho certo (pesquise os balanços dos concorrentes).
Com relação às receitas, busque diversificar seus clientes, lance novos produtos, faça parcerias e associações, contrate uma agência de marketing e publicidade para divulgar seus produtos e negócios. Faça propaganda e marketing de outros produtos e negócios em seu estabelecimento e receba por isto. Reavalie suas mídias sociais e pense o que pode e precisa ser melhorado. Tenha criatividade!!!
No tocante a custos e despesas, seja sempre implacável, incansável e intolerante. A todo momento esteja atento a qualquer desvio e aumento. Todos os anos renegocie o aluguel, dívidas e contratos, buscando reduzir os valores. Sempre que possível, entre em contato com novos fornecedores potenciais para conseguir melhores serviços e preços menores. Corte tudo que não for necessário. Neste momento, todos os investimentos devem ser postergados, buscando preservar o caixa, uma vez que a crise pode se estender por meses.
Busque novas formas de atuar e fazer, adquira equipamentos mais eficientes e evite qualquer tipo de desperdício, mesmo que a empresa esteja passando por um período de bonança. Lembre-se de que todo negócio é cíclico e que vai passar por momentos difíceis e você tem que estar preparado para enfrentá-los.
Se a sua empresa estiver em quarentena, aproveite para planejar, repensar o negócio, rever projeções e fazer tudo aquilo que nunca foi possível fazer por falta de tempo. Se conseguir aplicar grande parte das sugestões deste artigo em sua empresa certamente conseguirá melhores resultados.
O importante é admitir que a situação está complicada ou pode rapidamente ficar difícil, e que algo diferente e novo precisa ser feito para preservar seu negócio. Se achar que não está pronto para fazer os ajustes necessários, busque um profissional que possa ajudá-lo.
Mãos à obra!!!
Marcos Oliveira
Consultor da KP Consultoria & Assessoria Educacional
Administrador de empresas, empresário com experiência de mais de 30 anos no mercado financeiro.
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