Sônia Paulossi
Sônia Paulossi

A importância da Educação Infantil na formação do indivíduo.

É essencial destacar que a primeira infância é a fase de maior desenvolvimento do ser humano nos aspectos cognitivo, físico, social e motor. Nos três primeiros anos de vida, o cérebro está em formação, e é nessa fase que a criança deve ser submetida a várias experiências e vivências para que seu processo de aprendizagem seja mais significativo e efetivo. Quanto maior o estímulo, maior será o aprendizado da criança sobre diversos assuntos. É na primeira infância que algumas habilidades necessárias para a vida são geradas e alguns fundamentos são moldados em função das experiências vividas.
Segundo Antunes (2006), a ciência mostra que o período que vai da gestação até o sexto ano de vida é o mais importante na organização das bases para as competências e habilidades desenvolvidas ao longo da existência humana, portanto, a etapa educacional referente a essa faixa etária é imprescindível para o desenvolvimento humano.
Depois da família, a escola é a instituição social mais importante para a criança. É na escola, que ela terá oportunidade de manter trocas fundamentais para o seu desenvolvimento cognitivo, de estabelecer relações sociais e afetivas, superar desafios, desenvolver o senso crítico, além de resolver conflitos e tomar decisões.
A Educação Infantil torna-se o espaço ideal para que as crianças explorem o mundo fora do universo familiar e é nesse contexto que a criança tem a oportunidade de colocar em prática o que aprendeu em casa e a ter acesso a novos conhecimentos e relacionamentos. As primeiras experiências da infância são as que marcam mais profundamente e, quando são positivas, tendem a reforçar, ao longo da vida, atitudes de responsabilidade, cooperação, autoconfiança e solidariedade.


A Educação Infantil proporciona experiências e benefícios que interferem positiva e significativamente no desenvolvimento humano e na formação de adultos conscientes, reflexivos e críticos. Dentre tantos aspectos desenvolvidos durante esse período da vida do ser humano, alguns merecem destaque:

  • Psicomotricidade: As crianças se utilizam dos movimentos como uma forma de conhecer a si mesmo e o mundo, encontrando as competências necessárias para atuar no meio em que vivem e para desenvolver segurança, traçados, toque, controle dos braços e das pernas, senso de direção etc. Essas competências são desenvolvidas por meio de atividades como corrida, pintura, desenho, massa de modelar, entre outras.
  • Socialização e Cooperação: Na escola, a criança aprende a socializar e a compartilhar. É nesse ambiente que ela aprenderá a conviver com pessoas diferentes, com outros costumes, personalidades, valores e precisará trabalhar em equipe e conviver em sociedade, bem como aprender a dividir e a cooperar.
  • Autonomia: Um dos objetivos principais da Educação Infantil é o de desenvolver autonomia nas crianças, incentivando-as a cuidar de si, a organizar seus pertences, a manifestarem suas ideias, a desenvolverem a autoconfiança, a construírem suas atividades de maneira independente, entre outros aspectos. A autonomia é essencial para formar cidadãos capazes de gerir suas vidas, visando seu bem-estar e o do outro.
  • Brincadeira: O ato de brincar implica em participação e engajamento, sendo uma oportunidade de desenvolver relações, estimular a experimentação e tornar-se mais equilibrado emocionalmente. O brincar na Educação Infantil faz com que a criança explore o mundo ao seu redor, desenvolva a criatividade, crie hipóteses, aprenda a negociar, exercite sua estabilidade emocional, lidando diretamente com sentimentos de alegria, prazer, cumplicidade e tantos outros.
  • Respeito: No convívio com os colegas e professores, a criança aprimora o respeito ensinado pelos pais. No contexto escolar, ela aprende o quanto é importante respeitar o colega, respeitar a opinião do outro, o espaço do outro, os horários estabelecidos para cada atividade, as rotinas diárias. O respeito é um valor essencial ao ser humano para que ele consiga conviver em sociedade.
  • Aprendizagem: É por meio da Educação Infantil que as crianças têm os primeiros contatos com as diversas áreas do conhecimento. Nesse período, as crianças são introduzidas ao universo da leitura e da escrita e se constrói o interesse pelo saber. Quanto mais a criança se mostrar interessada e for estimulada à curiosidade e a explorar o conhecimento, maiores as possibilidades de se tornar um adulto disposto a aprender, a se aperfeiçoar e evoluir.

Deste modo, podemos entender a Educação Infantil como uma fase primordial para a formação do indivíduo, uma vez que transmite valores, regras e atitudes essenciais para vida adulta, além de proporcionar experiências e interações sociais que serão lembradas e utilizadas por toda a vida.

“Tudo o que eu preciso mesmo saber sobre como viver, o que fazer e como ser, aprendi no jardim de infância. A sabedoria não estava no topo da montanha mais alta, no último ano do curso superior, mas no tanque de areia no pátio da escolinha maternal.” (Robert Fulghum)

Referências bibliográficas

ANTUNES, Celso. Educação Infantil: Prioridade Imprescindível. Rio de Janeiro: Vozes, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil – Secretaria de Educação. Volumes I, II e III. Brasília, 2002.

Sônia Paulossi
Consultora da KP Consultoria & Assessoria Educacional
Gestora educacional e educadora com mais de 25 anos de experiência em escolas públicas e privadas.

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