É essencial destacar que a primeira infância é a fase de maior desenvolvimento do ser humano nos aspectos cognitivo, físico, social e motor. Nos três primeiros anos de vida, o cérebro está em formação, e é nessa fase que a criança deve ser submetida a várias experiências e vivências para que seu processo de aprendizagem seja mais significativo e efetivo. Quanto maior o estímulo, maior será o aprendizado da criança sobre diversos assuntos. É na primeira infância que algumas habilidades necessárias para a vida são geradas e alguns fundamentos são moldados em função das experiências vividas.
Segundo Antunes (2006), a ciência mostra que o período que vai da gestação até o sexto ano de vida é o mais importante na organização das bases para as competências e habilidades desenvolvidas ao longo da existência humana, portanto, a etapa educacional referente a essa faixa etária é imprescindível para o desenvolvimento humano.
Depois da família, a escola é a instituição social mais importante para a criança. É na escola, que ela terá oportunidade de manter trocas fundamentais para o seu desenvolvimento cognitivo, de estabelecer relações sociais e afetivas, superar desafios, desenvolver o senso crítico, além de resolver conflitos e tomar decisões.
A Educação Infantil torna-se o espaço ideal para que as crianças explorem o mundo fora do universo familiar e é nesse contexto que a criança tem a oportunidade de colocar em prática o que aprendeu em casa e a ter acesso a novos conhecimentos e relacionamentos. As primeiras experiências da infância são as que marcam mais profundamente e, quando são positivas, tendem a reforçar, ao longo da vida, atitudes de responsabilidade, cooperação, autoconfiança e solidariedade.
A Educação Infantil proporciona experiências e benefícios que interferem positiva e significativamente no desenvolvimento humano e na formação de adultos conscientes, reflexivos e críticos. Dentre tantos aspectos desenvolvidos durante esse período da vida do ser humano, alguns merecem destaque:
Deste modo, podemos entender a Educação Infantil como uma fase primordial para a formação do indivíduo, uma vez que transmite valores, regras e atitudes essenciais para vida adulta, além de proporcionar experiências e interações sociais que serão lembradas e utilizadas por toda a vida.
“Tudo o que eu preciso mesmo saber sobre como viver, o que fazer e como ser, aprendi no jardim de infância. A sabedoria não estava no topo da montanha mais alta, no último ano do curso superior, mas no tanque de areia no pátio da escolinha maternal.” (Robert Fulghum)
Referências bibliográficas
ANTUNES, Celso. Educação Infantil: Prioridade Imprescindível. Rio de Janeiro: Vozes, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil – Secretaria de Educação. Volumes I, II e III. Brasília, 2002.
Sônia Paulossi
Consultora da KP Consultoria & Assessoria Educacional
Gestora educacional e educadora com mais de 25 anos de experiência em escolas públicas e privadas.
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